quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A reportagem

Animais Abandonados                                                                
   Se um dia vais abandonar, é preferível não adotar.


     Vários animais são abandonados, por falta de posses financeiras dos donos, por simplesmente ficarem doentes, mas, são principalmente são abandonados na época de férias pois os donos não têm com quem os deixar.

    Muitos animais vivem na rua devido ao facto de terem sido abandonados pelos seus donos, por razões diversas como: a falta de posses financeiras, o que origina a impossibilidade para lhes comprar comida, para os levar ao veterinário e consequentemente lhes comprar remédios; simplesmente estes crescerem, ou seja, a maioria das pessoas se “apaixonarem” por estes enquanto eles são pequeninos, queridinhos e fofinhos e esquecem-se que eles um dia vão crescer e perdem o encanto inicial e acabam por abandona-los; estes adoecerem e poderem transmitir a doença aos donos; mas a principal época em que há mais abandono de animais é nas férias, pois os donos não têm com quem os deixar e simplesmente os deixam na rua a deriva.

  

 Os animais abandonados vivem na rua em condições péssimas, tendo fome e frio e em algumas ocasiões medo. Porém, certas pessoas criam na rua cantinhos confortáveis e dão-lhes comida, mas mesmo assim não é suficiente, nem é a solução.


 Felizmente, nesta altura já existem várias associações que os acolhem, às vezes com doenças graves, e lhes dão melhores condições de vida, como: a CãoViver, Animais da Quinta, Vivanimal, Animalife, Senhores Bichinhos, Refúgio das Patinhas, Espacito 4 Patas, Bichanos do Porto, Cantinho do Tareco entre muitas outras.

  
 Se realmente queres ter um “amigo”, procura uma destas associações e devolve alegria a um animal.
Não te esqueças ele é teu amigo! NÃO O ABANDONES!

                                                                                                                Marta Navega   nº 17  8º C

2 comentários: